Área do Cliente
47 3525.5264 | 3522.0675 administracao@semsat.com.br

Exposição a produtos pode causar intoxicação ocupacional

08/07/2011 -

Ribeirão Preto/SP - A exposição por longos períodos a determinados produtos pode afetar a saúde de trabalhadores. Alguns profissionais estão expostos a substâncias que manuseadas sem proteção, mesmo não sendo tóxicas, podem causar doenças sérias. São materiais que atacam o organismo durante o trabalho causando intoxicação ocupacional.

Profissionais do campo e marceneiros, por exemplo, ficam expostos à poeira. As partículas prejudicam o sistema respiratório. "Há mais de 30 anos trabalho com isso e não consigo acostumar com o pó que sai da madeira. Tenho muita tosse e isso afeta meus clientes também", diz o marceneiro José Oliveira.

"Os ambientes de trabalho empoeirados atacam pulmões e desencadeiam reações alérgicas em todo o sistema respiratório. E o acúmulo da poeira no organismo pode trazer consequências ainda mais sérias do que apenas tosse e crises de espirro", explicou o professor de toxicologia ocupacional, Fernando Barbosa.

Uma empresa de marmoraria da região implantou um novo sistema para o corte da pedra. As máquinas fazem corte hidráulico e, ao invés de liberarem poeira, liberam água. "Em primeiro lugar vem o funcionário. Quem trabalha com saúde, trabalha melhor. E isso reflete também nos resultados da empresa", afirmou o proprietário Alexandre Barbosa Filho.

Em 2010, o Departamento de Vigilância e Saúde registrou apenas dois casos de intoxicação ocupacional em Ribeirão Preto. Mas a estatística não significa total proteção aos trabalhadores. Pouco mais de 33% dos casos registrados de 2007 até hoje são de causa desconhecida. "Os diagnósticos de intoxicação ocupacional ainda são muito falhos. Não se relacionam os sintomas a possíveis condições de trabalho dos pacientes", afirmou a chefe do departamento Maria Luisa Santa Maria.

Fonte: Data: 23/06/2011 / Fonte: EPTV / Revista Proteção

Mais Notícias

Cresce o número de acidentes com morte na construção civil
SIPAT 2011 - Brix Jeans

Em busca da qualidade de vida no trabalho com segurança a Confecções Brix promove a sua Semana Interna de Prevenção de Acidente.

SIPAT ...Portaria altera a Norma Regulamentadora nº 5
 Diário Oficial da União publicou, no dia 14 de julho, a
Flagrantes mostram desrespeito à segurança em obras em SP

A construção civil tem ajudado o Brasil a crescer, mas ainda precisa resolver um grave problema: o descumprimento de normas de segurança. No a ...Exposição a produtos pode causar intoxicação ocupacional

Ribeirão Preto/SP - A exposição por longos períodos a determinados produtos pode afetar a saúde de trabalha ...Ações pretendem erradicar os acidentes de trabalho em lavanderias
Por meio de um curso sobre Saúde e Segurança do Trabalho, o Sindilav (Sindicato das Lavanderias e Similares do Município de Sã ...