Área do Cliente
47 3525.5264 | 3522.0675 administracao@semsat.com.br

A) LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO

O levantamento de Riscos Ambientais é o passo inicial para a identificação e solução das possíveis ameaças a saúde do trabalhador dentro da empresa.
 
Controla a exposição do trabalhador aos agentes agressivos de modo permanente e habitual, o que compreende:

B) PPRA - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Instituído pela Portaria n. º 25, de 29 de Dezembro de 1994 o PPRA é resultado da reformulação da Norma Regulamentadora n. º 9 (NR-9) que regulamenta os Serviços de Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho. Foi instituído para suprir uma lacuna na prevenção de riscos nos ambientes de trabalho, estabelecendo a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores que admitam trabalhadores como empregados (CLT).

Visa principalmente a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores através de das seguintes etapas:

C) PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Programa este regulamentado em 29 de Novembro de 1994, com a reedição da Norma Regulamentadora n. º 7 (NR-7), da Portaria do Ministério do Trabalho.
 
Com este programa todas as empresas previnem-se contra males decorrentes de problemas de saúde relacionadas ao trabalho.
 
O que é o PCMSO?
Como o próprio nome diz é um programa que especifica procedimentos e condutas a serem adotados pelas empresas em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho. Foi instituído para suprir uma lacuna na prevenção de riscos nos ambientes de trabalho, estabelecendo a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores que admitam trabalhadores como empregados (CLT.

Seu objetivo principal é a Prevenção, detectando precocemente, monitorando e controlando riscos e condições laborais que causem danos à saúde do empregado.
 
 
Que ações o PCMSO estabelece?

D) PPP - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

O PPP é um documento histórico laboral pessoal com propósitos previdenciários para informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos, existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, para orientar programa de reabilitação profissional, requerimento de benefício acidentário e de aposentadoria especial;
 
O PPP é composto por vários campos que integram informações extraídas do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), do PPRA, e do PCMSO com informações administrativas; Deve ser mantido no estabelecimento no qual o trabalhador estiver laborando seja este a empresa de vínculo empregatício ou de prestação de serviço;
 
O PPP deve ser entregue ao trabalhador quando da rescisão contratual e deve ser mantido atualizado, contendo todas as alterações ocorridas nas atividades desenvolvidas pelo empregado, quando tiver havido alterações ambientais que alterem medições de intensidade ou qualidade de algum agente nocivo e entregue ao empregado por ocasião do encerramento do contrato de trabalho.

E) Exames Médicos Complementares

A SEMSAT mantém convênio com laboratórios, hospitais e clínicas especializadas, para atender seus clientes na realização dos exames complementares. Desde hemogramas, exames laboratoriais em geral, raio-x, espirometria, audiometria, ECG, EEG, Teste esforço, acuidade visual, entre outros solicitados no PCMSO. Realizamos também todos os exames conforme padrão gerencial da Votorantim.


F) Treinamentos

A SEMSAT realiza treinamentos para os colaboradores com o objetivo de prevenir possíveis acidentes e doenças do trabalho, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável, visando qualidade de vida e bem estar dos colaboradores.


Palestras que são ministradas pelos profissionais ou parceiros da Semsat


 - Acidente com as mãos/dedos


- Acidente de Trabalho


- CIPA


- Doenças Sexualmente Transmissíveis


- E.P.I - Equipamente de Proteção Individual


- Ergonomia e boa postura no trabalho


- Boa postura e qualidade de vida no trabalho


- LTCAT, PCMSO, PPRA, PPP


- Mapa de Riscos (Riscos Ambientais)


- Comunicação


- Trabalho em Equipe


- Relacionamento Interpessoal


- Conflitos no Ambiente de Trabalho


- Motivacional


- Prevenção e Combate a incêndio


- Primeiros Socorros


- Qualidade de Vida


- Saúde Auditiva


- Demais onforme solicitação: NR 5, NR 11, NR 32, NR 17, entre outras.


G) Curso de Cipa - Comissão Interna de Prevenção de Acidente

A SEMSAT promove o curso de prevenção de acidentes do trabalho, para membros designados e cipeiros. "Em defesa da segurança e qualidade da vida no trabalho". Assessorando a empresa na constituição da Cipa.


 


H) Palestras

Com o objetivo de propiciar qualidade de vida e bem estar no trabalho, as empresas estão investindo cada vez mais em palestras, o objetivo dos empresários é que seu colaborador venha trabalhar bem e volte para seu lar melhor ainda, pois sempre terá alguem o esperando em casa.